Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Carreira / 5 dicas para escolher a sua profissão

5 dicas para escolher a sua profissão

Se você está em de qual carreira profissional deve seguir então veja abaixo as 5 dicas simples e extremamente úteis para a escolha da carreira que tem tudo a ver com a sua personalidade!

 

1. Procure conhecer pessoas importantes da área

Antes de decidir se você se encaixa naquela profissão, procure saber quem são as pessoas que fizeram história nela e quem são as que estão deixando sua marca registrada nesse mercado em que você pretende atuar. É importante saber como essas pessoas chegaram ao posto que estão e o quanto ralaram pra conseguir o que queriam. Não, você não precisa saber absolutamente tudo da vida das pessoas mais conhecidas do ramo, mas ter uma leve noção do que elas enfrentaram para chegar ao auge do emprego, te ajudará a perceber se você tem a mesma capacidade, força e coragem para enfrentar o mesmo (ou até mais). Tenha essas pessoas como inspirações na sua vida profissional.

2. Converse com profissionais do mercado de atuação

Embora não seja fácil conseguir contato com algum profissional renomado e/ou famoso, sempre conhecemos um vizinho que tem um tio que é dono de tal empresa da área que você pretende atuar. Tente se aproximar e converse com ele… Tire todas as suas dúvidas! Desde como ele chegou lá, até a faixa salarial que essa profissão pode atingir. O que vemos na internet como “base de salário”, geralmente é apenas a base mesmo. Caso não seja possível conseguir esse contato, leia muito! Revistas da área, jornais, blogs de profissionais (Google neles!), sites de empresas do mercado e até vídeos no Youtube com entrevistas de alguns profissionais, vão te fazer entender detalhadamente o que essa profissão faz e o que é necessário para conquistar um bom posicionamento na sua carreira.

3. Tenha foco no futuro

Antes de escolher qualquer profissão, é necessário entender que dinheiro não cai do céu. É preciso ralar (e muito) pra conquistar seu dinheiro e espaço dentro do mercado de trabalho. Pare e pense: Como você se imagina daqui a 10 anos? Casado(a)? Com filhos? Com o carro do ano e uma casa própria? Então tenha em mente que isso não vai cair do céu feito chuva. Entendemos que você é jovem e quando começar a receber o seu salário, ficará encantado de ter o seu próprio dinheiro e vai gastar tudo em roupas de marca, tênis e sapatos que custam absurdamente caros e em baladas… Mas se você quer ter um futuro brilhante, ser bem sucedido na vida profissional e pessoal, terá que maneirar nos gastos no início da sua carreira e vida adulta com coisa fúteis. Mantenha seu foco no futuro, na sua vida daqui alguns anos e no cargo que você quer ocupar dentro da profissão.Foco é tudo.

4. Destaque-se

Não importa qual carreira você vai seguir, o que importa é você fazer seu trabalho de uma forma tão brilhante que se destaque em cada vírgula que colocar no lugar correto. Tenha em mente que você precisará ir além do que a faculdade te oferecer. Será preciso investir em cursos, tempo disponível e coragem de enfrentar os desafios. Quando você estiver preparado, irá exercer um ótimo trabalho e será reconhecido pelo seu chefe. O reconhecimento é a porta principal para que você se destaque dentro da empresa. Com o reconhecimento, você ficará mais motivado a aprender. Quanto mais você souber, mais você vai querer saber. É preciso não ter medo dos desafios e pensa fora da caixinha.

5. Tenha consciência
Ser consciente vai muito além do que você imagina. Se sua futura profissão te der uma certa liberdade em se vestir,seja consciente. O fato de se vestir parece simples, mas já vimos muitas pessoas serem descartadas de empregos por estarem com roupas desleixadas. Se você for, por exemplo, trabalhar em uma agência de Propaganda, ela te dá a permissão de trabalhar de tênis de segunda a segunda se quiser, o problema está no fato de que clientes visitam esse local quase todos os dias e você não pode simplesmente estar mal arrumado por que estava em um dia ruim com seu guarda-roupa. Mas caso você escolha trabalhar em um banco, entenda que cabelo comprido (para homens) e tênis para ambos os sexos são coisas quase inadmissíveis e você provavelmente tomará uma bronca no primeiro dia de trabalho (caso você passe na entrevista se for de tênis e blusa de moletom, né?) Então, o único conselho que podemos dar é: use a consciência. Pense 20x antes de colocar uma roupa para procurar um emprego e/ou trabalhar. Aceite o fato de que agora você cresceu e que será a imagem da sua profissão e futuramente da empresa que trabalhará. Abandone os tênis de skatista, as roupas do Mickey e o look gótico. Pense no seu futuro dentro da profissão que escolheu. Hoje em dia, infelizmente, as pessoas ainda dão muita importância para a aparência.

Sigam as 5 dicas e boa sorte!

Visto em Decida sua Profissão

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *