Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Saúde / 6 doenças que o uso excessivo da internet nos dias de hoje pode causar

6 doenças que o uso excessivo da internet nos dias de hoje pode causar

A Good fez uma lista com 6 principais doenças causadas pelo uso da internet nos dias atuais.

Algumas coisas são bem “ah, não diga” e outras trazem dados de pesquisas recentes sobre o assunto.

Veja aí se você já tá dodói:

 

Stress

Estudos apontam que a gente precisa dar um tempo das coisas de trabalho pra conseguir realmente recarregar as baterias… mas quem consegue fazer isso quando o e-mail do trampo tá bombando no celular a todo momento? Se não pararmos de trabalhar o trabalho, a chance de stress é altíssima. Até aí sem novidades! Agora, me diz, é a internet que faz a gente trabalhar mais ou este é o estado normal do ser humano moderno?

 

Depressão

Diz a matéria da Good que estudos mostraram que jovens que são mais heavy users de tecnologia têm uma maior tendência a desenvolver problemas  como depressão, além de terem mais propensão aos distúrbios de sono.

 

Vista cansada

“Quanto mais você usa os olhos, mais eles cansam. Incrível, né? E se você fica 16 horas por dia olhando a tela do computador e mais outras 3 olhando a do celular, pode ter certeza que vai rolar uma fadiga forte da sua vista” (dei um copy paste do nosso texto de 2010, porque né?).

 

Pensamento zuado

Esse aqui sim é algo digno de nota! A tecnologia está mudando a maneira como nosso cérebro opera. Estudos recentes já estão provando os diferentes efeitos da vida over-conectada: falta de foco, tempo de atenção em uma atividade cada vez menor, compreensão das coisas prejudicada, perda de memória e… não lembro mais o que eu ia escrever.

 

Vício

Tente ficar um pouco sem seu celular pra ver o que acontece? Suor, palpitação, ansiedade… Inclusive tem estudos que mostram que o cérebro de um viciado em internet é bem parecido com o de viciados em drogas e afins.

 

Inatividade

Ministério da Saúde Adverte: quanto mais tempo você fica na frente do computador, menos você se movimenta. Ainda, você sabia que a falta de exercícios mata tanto quanto o fumo? Pois é!

 

É isso aí, amiguinhos. Todos saindo agora da internet, deixando o chefe no vácuo, tirando uma sonequinha, fazendo um cooper, uma cruzadinha pra melhorar a memória e tomando outras medidas cabíveis pra evitar as terríveis doenças que só a internet causa na sua vida.

 

Pessoalmente, acho esse tipo de pauta que coloca a internet como vilã bem ultrapassada. A internet sozinha não faz nada pra ninguém. Ela é apenas um repositório de coisas e pessoas à nossa disposição 24 horas por dia 7 dias por semana. A internet é o que a gente faz dela, certo? Fora isso, já faz tempo que saímos de uma época em que ESTAMOS conectados pra uma fase em que SOMOS conectados. A revolução já aconteceu, os comportamentos já mudaram, a vista já tá cansada e a bunda mais quadrada.

Sim, é importante ter noção de como isso tudo nos afeta… mas não só pro mal. Teve o cara que ficou um ano fora da internet achando que ela o tornava improdutivo e a conclusão foi justamente o contrário. Tem uma porção de coisas boas trazidas pela tecnologia (não dá nem pra mensurar os ganhos em expressão, informação, educação, conexão, identidade, etc), outras que agilizam absurdamente nossa vida (quem viu o vídeo de Como seria o mundo sem internet móvel, aí?) e outras tantas que, tenho certeza, se sobrepõem a essas daí.

Posso estar sendo radical aqui, mas realmente acho que já cansou esse lance de culpar a internet por todas as mazelas da humanidade. Algumas das doenças supra citadas já existem desde que o mundo é mundo (depressão, vícios…) e outras eram as mesmas que o povo falava que a televisão também causava: vista cansada, vício, inatividade… onde está a novidade?

 

Visto em Youpix

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *