Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Cultura / Duolingo: Um novo jeito de aprender idiomas

Duolingo: Um novo jeito de aprender idiomas

O título já resume tudo: o Duolingo é um aplicativo para aprender e reforçar idiomas, disponível de graça e sem propagandas para iOs e Android. Por enquanto tem disponível apenas o inglês a partir do português – mas é possível aprender outros idiomas, como francês, espanhol e italiano a partir do inglês.  Diferente dos sites que oferecem cursos com “professores americanos”, ele usa como método de ensino a gameficação ao transformar as questões em desafios e os acertos em recompensas.

 

d1

 

objetivo do Duolingo é ensinar a ler, escrever, ouvir e falar, com base em uma árvore de idioma dividida em níveis: básico, médio e avançado. Cada um deles têm vários módulos, como saudações, comidas, animais, entre outros. E cada uma dessas categorias tem um conjunto de questões, onde o usuário deve traduzir palavras escrevendo, selecionando opções e até mesmo falando, pois o aplicativo usa o fone dos aparelhos para captar a voz e testar a pronúncia. Há também alguns atalhos, testes de aptidão para avançar etapas, caso já se tenha um bom conhecimento.

A característica mais interessante é que durante cada lição há corações (como as vidas de jogos de videogame). Se forem perdidos todos os corações, a lição falha e é preciso repetir para reforçar. Caso a lição seja concluída com todos os corações há um bônus de pontos e de “Lingots”, uma espécie de moeda virtual que pode ser trocada por outros bônus e lições extras no site www.duolingo.com ligado ao aplicativo.

 

d2

 

O Duolingo usa ainda as conexões com amigos dos perfis sociais (Facebook e Google+), para criar uma tabela de pontos. E a ideia de competição incentiva ainda mais a usar o aplicativo e praticar o idioma. Além disso, há bônus para quem realiza grandes “ofensivas”, que são dias seguidos de aprendizado. Se precisar também é possível programar lembretes das aulas. Tudo restrito ao próprio aplicativo, sem aqueles pedidos chatos de jogos sociais que infestam o Facebook.

Todas estas características contribuem para o Duolingo ser um aplicativo fácil e útil de usar. Tanto que ele foi eleito pelos usuários um dos melhores aplicativos de 2013 do iTunes e do Google Play. Também por ser portátil é ótimo para enfrentar filas ou aproveitar alguns minutos do intervalo do almoço, pois cada lição pode ser feita facilmente em 10 ou 15 minutos. E segundo os próprios desenvolvedores, 34 horas de prática no Duolingo equivalem à um semestre em um curso normal. Ou seja, quem começar agora vai conseguir uma boa base para conversar com os visitantes que vierem para as Olimpíadas de 2016.

Ative as legendas do video

Visto em Clicrbs

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *